3 dicas incríveis para falar sobre si mesmo na entrevista

Você sabe quais são os seus pontos fortes, suas qualidades e habilidades? E quais são os pontos que você ainda poderia melhorar e desenvolver?

Este tipo de pergunta costuma aparecer em quase todo o processo seletivo, e a maioria dos candidatos não faz a menor ideia do que falar e acaba perdendo uma ótima oportunidade de se destacar e sair na frente no processo seletivo.

Mas afinal, por que fazer esse tipo de pergunta numa entrevista?

Perguntas como estas avaliam o grau de autoconhecimento e de consciência da pessoa, característica fundamental para garantir que o profissional seja bem-sucedido na carreira e na vida.

Quem não tem autoconhecimento pode acreditar ter habilidades que na realidade não possui, ou então, ignorar as que realmente tem. Pior ainda, pode estar buscando uma vaga e carreira que não tenha realmente a ver com quem você é.

Para que você possa sair na frente e se destacar em um processo seletivo, você precisa se preparar e investir em conhecer a si mesmo. Saber falar sobre si mesmo com coerência faz toda a diferença na hora de conquistar a vaga de emprego.

A seguir, forneceremos a você 3 dicas incríveis para falar sobre si mesmo na entrevista:

1 – FAÇA A LIÇÃO DE CASA: Tire hoje mesmo um tempo para refletir e escreva em um papel suas habilidades/qualidades e os pontos que você identifica que poderia melhorar. Escreva tudo o que conseguir lembrar, sem filtros. Para completar e ficar ainda mais rico o exercício, peça ajuda a familiares e amigos que te conheçam bem e que certamente vão apontar características que você mesmo desconhece. Lembre-se: ninguém é perfeito, esteja aberto ao autoconhecimento.

2 – REFLITA: Com essas informações em mãos, agora é a hora de se apropriar verdadeiramente dessas características. Ou seja, pense sobre exemplos que confirmem estes pontos, tanto os fortes quanto os fracos. Para os positivos, reflita sobre como estas habilidades te ajudam e colaboram com a sua profissão ou vaga que esteja buscando. Para os negativos, pense sobre ações que você pode tomar para superá-los – e coloque estas ações em prática o quanto antes.

3 – PREPARE-SE: Agora que você já está bem mais consciente de si mesmo e mergulhou um pouco mais no autoconhecimento, é a hora de se preparar efetivamente para a entrevista. Pense bem nas habilidades necessárias para a vaga que você está concorrendo e selecione 3 a 4 pontos de cada para que você apresente para o entrevistador. Não escolha aqueles tão óbvios como “perfeccionismo” ou “ansiedade”, que todos costumam citar. Em relação aos pontos a melhorar, busque ser sincero, mas sem se comprometer tanto e lembre-se de mostrar exemplos e ações que você já tomou para desenvolver-se ainda mais.

Coloque estas dicas em prática e prepare-se para esta jornada de autoconhecimento e de sucesso profissional! Para aqueles que amam se desenvolver e crescer, vale a pena se aprofundar ainda mais através de livros, cursos, terapia ou processos de Coaching.