4 dicas que você precisa saber antes de enviar seu currículo

Você sabia que um currículo mal elaborado pode fazer com que você seja descartado logo no início do processo seletivo? Ou seja, apenas por não ter escrito um bom resumo das suas experiências, você acaba perdendo a oportunidade de uma entrevista de emprego.

É comum encontrarmos profissionais em busca de uma colocação no mercado que enviam o seu currículo para diversas empresas, e quase nunca são chamados para uma entrevista.

Isso pode ser decepcionante para quem já está há um bom tempo em busca de uma oportunidade, não é mesmo?

Os recrutadores acabam recebendo um volume enorme de currículos todos os dias e quando um currículo está mal apresentado, acaba-se optando por outros mais claros e bem feitos para dar sequência no processo de seleção.

Talvez você tenha experiência e os requisitos para a vaga, mas não saber como apresentá-los pode botar tudo a perder.

Para que você não corra o risco de ser descartado do processo sem nem mesmo ter a chance de se apresentar pessoalmente, é muito importante que você saiba o que não pode faltar em um bom currículo e o que é dispensável.

Preparamos a seguir algumas dicas para você elaborar o seu currículo de forma clara e efetiva, aumentando as suas chances de ser chamado:

1 – Deixe suas informações pessoais bem claras logo no início do currículo

Muitas pessoas enviam currículos sem informações básicas como idade, bairro onde mora, e-mail e telefone para contato. Um currículo sem essas informações demonstra descuido e desinteresse, além de impossibilitar que a empresa entre em contato com você. Se certifique que seus dados pessoais como nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil estejam atualizados.

2- Tenha em mente qual é o seu objetivo profissional e crie seu currículo baseado nisso

É importante ter clareza do seu objetivo profissional e avaliar se o seu perfil e experiências estão de acordo. Muitos profissionais, no desespero por uma oportunidade, acabam atirando para todos os lados e não obtendo resultado nenhum, portanto direcione as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar. Uma dica importante é ler bem as informações da vaga para qual você está se candidatando e observar se você possui os requisitos necessários.

3- Capriche na descrição de suas experiências profissionais

Os recrutadores adoram quando um currículo vem com essa parte bem completa e clara, com o nome da empresa onde trabalha ou trabalhou, período – com datas – que ficou na empresa (ou se ainda está nela), o último cargo ocupado nela e as atividades que você realizava lá. Parece simples, mas a verdade é que muitos currículos que recebemos vêm sem estas informações, o que acaba prejudicando o candidato na hora da seleção. Lembre-se: a ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga!

4- Evite informações desnecessárias e que vão poluir o seu currículo

 É bem importante ser objetivo e sucinto na elaboração do seu currículo. Não tem necessidade de anexar uma foto sua no currículo, pior ainda se essa foto é informal – isso deve ser feito apenas se a empresa solicitar. Também não é necessário colocar o número dos seus documentos ou nome de familiares. Informações como motivos de saída dos empregos anteriores e pretensão salarial podem ser esclarecidos mais tarde em um contato telefônico, evitando que você seja excluído antes da hora.

Enfim, foque em um currículo que tenha as informações básicas do que você já realizou na sua carreira. Tenha sempre em mente o seu objetivo profissional. E muito importante: fale sempre a verdade. Isso fará com que você consiga mais rapidamente uma oportunidade que tenha a ver com o que você quer e com o que você é! Com isso as chances de sucesso na carreira são bem maiores!