Qual é o melhor perfil? (Teoria DISC)

Recebemos muitas perguntas de pessoas que fizeram a Degustação da Avaliação de Perfil (se você ainda não fez, faça através do formulário baixo e descubra qual é o seu perfil DISC), querendo saber se o seu resultado é bom ou ruim.

Gostaríamos de explicar um pouco mais sobre os Perfis da Teoria DISC para que você possa entender melhor o seu perfil e ter um panorama geral sobre os perfis que existem.

A Teoria DISC foi desenvolvida pelo Doutor de Psicologia de Harvard, William Moulton Marston e publicada em 1928 nos EUA. Seu método de compreensão dos padrões de comportamento humano ficou conhecido mundialmente e é utilizado até hoje como base para diversos testes e avaliação de perfil comportamental.

A sigla DISC vem dos 4 estilos básicos de perfil, que são, respectivamente: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE E CONFORMIDADE.

Primeira coisa a esclarecer é que todos nós temos algum grau de cada um desses fatores, podendo ser um grau alto ou baixo. Ou seja, se o seu resultado deu perfil “DI”, isso significa que você tem o fator D e I altos e S e C baixos.

Mas afinal, o que significa cada um desses perfis? Abaixo, elencamos alguns pontos principais de cada perfil, confira:

– DOMINÂNCIA (D): O fator D indica como a pessoa lida com problemas e desafios. Pessoas com alta intensidade do fator “D” são mais diretas, ousadas, confiantes e competitivas. Gostam de desafios e são focados em resultados e objetivos, não se importando tanto assim com os aspectos emocionais e sentimentais que permeiam seus relacionamentos. Se posicionam de maneira mais direta, objetiva e enérgica.

– INFLUÊNCIA (I): O fator I é o fator da comunicação e sociabilidade e indica como a pessoa lida com os outros e as influencia. Pessoas com I alto costumam ser otimistas, entusiasmadas, sociáveis, calorosas e abertas, se relacionando com bastante facilidade e contagiando as demais pessoas. Adoram expressar suas ideias, têm habilidades para se comunicar e persuadir e deseja ser querido por todos.

– ESTABILIDADE (S): O fator S diz respeito a como a pessoa lida com mudanças e o ritmo das atividades que executa. Pessoas com alto S, valorizam a harmonia, o equilíbrio a segurança. Costumam ser bons ouvintes, tranquilos e voltados para o bem-estar do outro, buscando apaziguar conflitos. Possuem um ritmo constante, são bons planejadores e agem de forma paciente e pacífica.

– CONFORMIDADE (C): Este fator mostra como a pessoa lida com regras e procedimentos. Uma intensidade alta em C demonstra que a pessoa costuma ser mais disciplinada, analítica e precisa naquilo que faz, além de ter alto padrão de qualidade. É organizado, detalhista e cauteloso e mais voltado para as tarefas do que para as pessoas. Pessoas assim demonstram ser perfeccionistas e cuidadosas.

Ficou um pouco mais claro para você o que significa cada um desses perfis? Esperamos que sim! Agora, respondendo à pergunta inicial: qual é o melhor perfil? A resposta é que não existe um perfil melhor e outro pior, um bom e outro ruim. Todos os perfis possuem seus pontos fortes e de destaque, seus comportamentos a serem desenvolvidos, seus medos e motivadores. A ideia de conhecer mais sobre o seu perfil é que você possa tomar consciência disso tudo e trabalhar para ser a melhor versão de você mesmo.

Ficou interessado em descobrir o seu perfil comportamental? Faça a degustação da nossa avaliação de perfil abaixo e descubra! Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo para que possamos esclarecer!


Leave a comment